Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Conselho Presidencial iraquiano aprova lei que prevê eleições provinciais

O Conselho Presidencial iraquiano aprovou nesta sexta-feira a nova lei eleitoral adotada pelo parlamento que prevê importantes eleições provinciais antes do final de janeiro, indicou uma fonte ligada a esse organismo.

AFP |

O Conselho Presidencial, integrado pelo chefe de Estado, Jalal Talabani, e os dois vice-presidentes, Tarek al-Hachemi e Adel Abdel Mahdi, se reuniu em Suleimaniye, 365 km a nordeste de Bagdá, na região autônoma do Curdistão, indicou à AFP um aliado de Talabani.

Durante a reunião aprovou-se formalmente a nova lei eleitoral adotada no dia 24 de setembro pelos deputados, indicou.

No entanto, Talabani e os dois vice-presidentes "sugeriram que se volte a introduzir um artigo da lei que permite a representação das minorias nos conselhos provinciais", acrescentou.

Essa emenda também é exigida pelo primeiro-ministro, Nuri al-Maliki, e pela ONU.

Bloqueada durante meses pelas fortes divisões entre os grupos iraquianos, a lei eleitoral foi finalmente adotada pela maioria dos deputados do Parlamento após intensas negociações.

A lei prevê a realização de eleições provinciais antes de 31 de janeiro de 2009 em 14 das 18 províncias do Iraque.

As eleições serão organizadas depois nas províncias da região curda (Dohuk, Erbil e Suleimaniye) e na disputada província petroleira de Kirkuk (norte).

Inicialmente previstas para 1º de outubro, as eleições são consideradas cruciais para a estabilidade do país, em particular pelos Estados Unidos, que as vêem como uma etapa fundamental no processo de reconciliação do país.

str-hba/dm

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG