Conselho Permanente da OSCE realiza reunião extraordinária sobre Geórgia

Viena, 26 ago (EFE).- O Conselho Permanente da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) realizará amanhã uma reunião extraordinária, após o reconhecimento hoje da independência das regiões separatistas georgianas da Ossétia do Sul e da Abkházia por parte da Rússia.

EFE |

O encontro em nível de embaixadores, convocada pela Finlândia, que preside esta organização este ano, está prevista para as 12h local (7h de Brasília), e não está previsto nenhum tipo de declaração pública, anunciou hoje o Secretariado da OSCE em Viena.

A OSCE tem cerca de 200 observadores na Geórgia, mas, no último dia 19, aprovou em uma primeira reunião extraordinária o envio de outros cem efetivos militares como reação à guerra de cinco dias nesse país.

O ministro de Exteriores finlandês, Alexander Stubb, condenou hoje em Helsinque o reconhecimento da Ossétia do Sul e da Abkházia por Moscou.

"O reconhecimento da Ossétia do Sul e da Abkházia viola os princípios fundamentais da OSCE. Como todos os países-membros da OSCE, a Rússia se comprometeu a respeitar a soberania e integridade dos outros países", disse Stubb, em comunicado de imprensa emitido pela Presidência rotativa da OSCE. EFE jk/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG