Conselho Otan-Rússia realiza primeira reunião após conflito com Geórgia

Bruxelas, 20 jan (EFE).- O Conselho Organização do Tratado do Atlântico Norte-Rússia retomará os trabalhos no dia 26, após as conversas terem ficado estagnadas desde o conflito com a Geórgia, informaram à Agência Efe fontes do organismo.

EFE |

A reunião informal será entre os embaixadores dos 26 países aliados e seu colega russo e tentará normalizar as relações bilaterais.

O caráter informal do encontro, pactuado em dezembro, se traduz em que não há uma agenda estruturada, nem espera-se a adoção de novas medidas.

Em 19 de dezembro, a Otan retomou suas relações diplomáticas em alto nível com a Rússia com uma reunião entre o secretário-geral do organismo, Jaap de Hoop Scheffer, e o embaixador russo perante a organização, Dimitri Rogozin.

Dias antes, os ministros de Assuntos Exteriores aliados tinham acertado um reatamento "condicional e graduado" do diálogo com Moscou.

O objetivo é manter contatos, apesar das fortes desavenças com os russos por seu papel no conflito da Geórgia e sua ameaça de colocar mísseis no enclave de Kaliningrado como resposta ao sistema antimísseis que os Estados Unidos pretendiam instalar na Europa.

Outro dos principais pontos de atrito é o desejo da Geórgia e da Ucrânia de entrar na Otan, mas, por enquanto, os aliados preferiram não acelerar os planos de adesão destas repúblicas, apesar da pressão da Administração anterior dos EUA. EFE met/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG