Conselho do Irã confirma vitória de Ahmadinejad em eleição, diz TV

TEERÃ - O mais alto órgão legislativo do Irã confirmou nesta segunda-feira os resultados da disputada eleição de 12 de junho que deu a reeleição ao presidente Mahmoud Ahmadinejad, informou a rede de tevê estatal IRIB.

Redação com agências internacionais |


AP
Ahmadinejad visita obra em Teerã nesta segunda-feira

Ahmadinejad visita obra em Teerã nesta segunda-feira

"O secretário do Conselho de Guardiões anunciou, em uma carta ao ministro do Interior, a decisão final do conselho e declara a aprovação da precisão dos resultados da eleição presidencial", disse a IRIB.

A decisão do conselho foi anunciada após uma recontagem parcial dos votos, realizada a pedido de candidatos da oposição.

Mir Hossein Mousavi, candidato reformista, se proclamou vencedor do pleito presidencial, pouco depois do fechamento dos colégios eleitorais. Ele denunciou uma suposta fraude a favor de Ahmadinejad, a quem o Ministério do Interior concedeu a vitória por maioria absoluta .

Desde então, o Irã foi palco de protestos e distúrbios entre a oposição e as forças de segurança - apoiadas por grupos de milicianos islâmicos Basij - que deixaram pelo menos 20 mortos.

Mousavi rejeitou a recontagem parcial proposta pelo Conselho, pois, segundo ele, a medida não é suficiente para recuperar a confiança da população nem deverá convencer a opinião pública sobre o resultado.

O líder da oposição disse que a única alternativa que ele estaria preparado a aceitar seria uma revisão total da votação por um órgão independente.

Recontagem confirma resultado de eleição; veja o vídeo:

(Com informações de Reuters e BBC)

Leia também:

Leia mais sobre Irã

    Leia tudo sobre: ahmadinejadirãmousavi

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG