Conselho de Segurança encerra reunião sem consenso sobre a Geórgia

Nações Unidas, 21 ago (EFE).- O Conselho de Segurança (CS) das Nações Unidas concluiu hoje sua mais recente reunião de emergência sobre a Geórgia, sem aprovar uma resolução sobre o fim das hostilidades e o início de um diálogo para a resolução do conflito.

EFE |

"Há duas (minutas de) resoluções sobre a mesa, e minha leitura é de que o Conselho de Segurança não está disposto a apoiar nenhuma das duas", afirmou o embaixador do Reino Unido na ONU, John Sawers, na saída da reunião.

O diplomata britânico disse que, para o seu país, assim como para outros membros do CS, o mais importante agora é que Moscou cumpra a promessa de retirar todas as suas forças da Geórgia, em respeito ao plano de paz assinado pelas duas partes.

Ontem, a Rússia apresentou uma minuta de resolução que praticamente reproduz, palavra por palavra, os seis pontos do plano de paz elaborado pelo presidente francês, Nicolas Sarkozy, em nome da União Européia (UE), após sua viagem a Moscou e a Tbilisi na semana passada.

No entanto, o texto da Rússia não faz menções ao respeito à integridade territorial e à soberania da Geórgia, nem ao futuro das regiões separatistas da Abkházia e da Ossétia do Sul. EFE jju/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG