Conselho de Segurança discute crise na Geórgia, mas não divulgará decisão

O Conselho de Segurança da ONU decidiu nesta quinta-feira realizar uma reunião agora à tarde sobre a Geórgia, mas não deve anunciar nenhuma decisão, indicaram diplomatas.

AFP |

Durante encontros a portas fechadas pela manhã, os membros do Conselho aceitaram realizar uma reunião a respeito da Geórgia, indicou à imprensa o embaixador da Bélgica, Jan Grauls, presidente do Conselho em agosto.

O pedido para falar no Conselho apresentado por representantes da Ossétia do Sul e da Abkházia foi adiado, destacou o diplomata belga.

"Não houve apoio unânime no Conselho para atender a estes pedidos por enquanto", disse Grauls.

No entanto, acrescentou, o Conselho não é contra o principio destas solicitações. As discussões, indicou, vão se intensificar para permitir que eles venham falar sobre sua situação, porém num momento mais oportuno.

O Conselho tem sobre a mesa dois projetos de resolução que visam resolver a crise na Geórgia. Entretanto, segundo diplomatas, eles não têm nenhuma chance de serem adotados.

O Conselho está na realidade profundamente dividido sobre a questão do respeito da integridade territorial da Geórgia e o reconhecimento por Moscou da independência das duas regiões separatistas colocou as negociações no Conselho num impasse.

hc/lm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG