Conselho de Segurança da ONU se reúne de novo para discutir a Géorgia

O Conselho de Segurança das Nações Unidas se reunirá novamente às 11H00 (12H00 de Brasília) neste domingo para discutir o conflito entre a Geórgia e a Rússia, anunciou a assessoria de imprensa da ONU.

AFP |

Na noite de sábado esta instância da ONU terminou uma rodada de discussões informais sobre o duro conflito entre Rússia e Geórgia, no território da Ossétia do Sul, sem chegar a um consenso sobre uma trégua.

"Chegamos à conclusão de que será muito difícil, talvez impossível, conseguir algo em comum para fazer uma declaração", disse o embaixador belga Jan Grauls aos jornalistas.

Os 15 embaixadores do Conselho a portas fechadas para ouvir o assistente do secretário-geral da ONU para Operação de Manutenção de Paz, Edmond Mulet, sobre os últimos acontecimentos na região.

Embora a maioria dos embaixadores tenha dito apoiar a idéia de fazer um apelo imediato pela trégua para conter a crise, os diplomatas também anteciparam que era pouco provável um acordo para este sábado.

A França anunciou que será anfitriã de uma reunião de chanceleres europeus na próxima semana e que poderá, inclusive, organizar uma cúpula especial sobre a crise na Geórgia.

A França informou ainda que está instruindo seu chanceler, Bernard Kouchner, "para ir, o quanto antes, à região e propor às partes envolvidas alguns elementos para sair dessa crise".

O plano se baseia em "um cessar imediato das hostilidades; no pleno respeito da soberania e da integridade territorial da Geórgia; no restabelecimento da situação anterior", especificou o comunicado francês.

ga/cn

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG