NOVA YORK - O Conselho de Segurança (CS) da ONU, a pedido do Japão, fará nesta segunda-feira uma reunião de emergência para discutir a crise despertada pela Coreia do Norte, http://ultimosegundo.ig.com.br/bbc/2009/05/25/coreia+do+norte+realiza+teste+nuclear+subterraneo+6317940.html target=_topque realizou com sucesso um segundo teste nuclear subterrâneo, desafiando as resoluções anteriores da organização.

As discussões do Conselho de Segurança, principal órgão de decisões das Nações Unidas, devem começar às 17h (de Brasília), e serão dirigidas pela Rússia, que detém a Presidência de turno do órgão em maio.

O regime comunista norte-coreano informou hoje que realizou seu segundo teste nuclear, que originou uma explosão de 20 quilotons de potência, e que disparou três mísseis de curto alcance.

Este teste teve uma potência maior que o realizado em 9 de outubro de 2006, e gerou um tremor de 4,5 graus na escala Richter.

Além disso, é o segundo teste nuclear que Pyongyang realiza desde 5 de abril, quando lançou um foguete de longo alcance, em uma ação que fez com que o Conselho de Segurança lembrasse à Coreia do Norte que isso representava uma violação à resolução 1.718, adotada pelo mesmo órgão há quase três anos.

Em Copenhague, onde participa de uma reunião empresarial sobre a mudança climática, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, expressou "profunda preocupação" com o lançamento dos mísseis.

Leia mais sobre: Coreia do Norte

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.