que realizou com sucesso um segundo teste nuclear subterrâneo, desafiando as resoluções anteriores da organização." / que realizou com sucesso um segundo teste nuclear subterrâneo, desafiando as resoluções anteriores da organização." /

Conselho de Segurança da ONU faz reunião de emergência sobre teste nuclear norte-coreano

NOVA YORK - O Conselho de Segurança (CS) da ONU, a pedido do Japão, fará nesta segunda-feira uma reunião de emergência para discutir a crise despertada pela Coreia do Norte, http://ultimosegundo.ig.com.br/bbc/2009/05/25/coreia+do+norte+realiza+teste+nuclear+subterraneo+6317940.html target=_topque realizou com sucesso um segundo teste nuclear subterrâneo, desafiando as resoluções anteriores da organização.

Redação com agências internacionais |

As discussões do Conselho de Segurança, principal órgão de decisões das Nações Unidas, devem começar às 17h (de Brasília), e serão dirigidas pela Rússia, que detém a Presidência de turno do órgão em maio.

O regime comunista norte-coreano informou hoje que realizou seu segundo teste nuclear, que originou uma explosão de 20 quilotons de potência, e que disparou três mísseis de curto alcance.

Este teste teve uma potência maior que o realizado em 9 de outubro de 2006, e gerou um tremor de 4,5 graus na escala Richter.

Além disso, é o segundo teste nuclear que Pyongyang realiza desde 5 de abril, quando lançou um foguete de longo alcance, em uma ação que fez com que o Conselho de Segurança lembrasse à Coreia do Norte que isso representava uma violação à resolução 1.718, adotada pelo mesmo órgão há quase três anos.

Em Copenhague, onde participa de uma reunião empresarial sobre a mudança climática, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, expressou "profunda preocupação" com o lançamento dos mísseis.

Leia mais sobre: Coreia do Norte

    Leia tudo sobre: coréia do norte

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG