Conselho de segurança da ONU confirma reunião sobre situação na Geórgia

Nações Unidas, 28 ago (EFE) - O Conselho de Segurança da ONU confirmou que realizará hoje uma nova reunião aberta sobre Geórgia, na qual não está prevista a adoção de qualquer decisão e que também não contará com a participação de representantes da Abkházia e da Ossétia do Sul.

EFE |

Após as consultas mantidas hoje sobre a questão pelos 15 membros do Conselho, o presidente de turno do órgão, o embaixador belga Jan Grauls, explicou que o pedido dos representantes das duas províncias georgianas separatistas para que o órgão da ONU as escute "segue sobre a mesa".

No entanto, esta manhã não havia "um apoio unânime para responder de maneira positiva a esses pedidos" assinalou Grauls em declarações à imprensa ao fim das conversas a portas fechadas.

Grauls explicou que não houve objeções no Conselho para considerar "com mentalidade aberta" tal pedido e que, apesar da falta de apoio atual, o Conselho "seguirá debatendo" a participação da Abkházia e da Ossétia do Sul em uma sessão futura e em um "momento mais oportuno".

O presidente de turno do Conselho não deu outros detalhes sobre a sessão aberta em relação à situação na Geórgia que será realizada a partir das 15h (16h em Brasília).

Fontes diplomáticas explicaram que a maioria dos membros do Conselho não tinha se mostrado favorável a escutar, nestes momentos, os argumentos dos representantes da Abkházia e da Ossétia do Sul, pois, dada a situação atual, poderia ser interpretado como um sinal de legitimidade ou apoio por parte do órgão da ONU.

O Governo de Moscou decidiu na terça-feira reconhecer a independência da Abkházia e da Ossétia do Sul, atendendo a um pedido anterior unânime do Parlamento russo, o que piorou as relações entre a Rússia e os países ocidentais.

Esta é a primeira vez que o principal órgão da ONU se reúne para estudar a situação na Geórgia desde que Moscou reconheceu a independência das duas províncias separatistas georgianas. EFE vm/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG