Conselho de Segurança convoca nova reunião sobre conflito na Geórgia

Nações Unidas, 8 ago (EFE).- O Conselho de Segurança da ONU convocou hoje uma segunda reunião de emergência para abordar a grave situação vivida no Cáucaso devido ao conflito entre a Geórgia e a região separatista da Ossétia do Sul.

EFE |

O escritório da porta-voz da ONU, Michèle Montas, disse que a reunião começará às 16h (Brasília).

Fontes diplomáticas disseram à Agência Efe que a reunião foi convocada pelo embaixador belga Jan Grauls, que ocupa a Presidência rotativa do Conselho, a pedido do Governo georgiano.

"Nós não pedimos, mas vamos participar e deixar clara nossa posição", acrescentou uma fonte diplomática russa.

A reunião é a segunda do principal órgão da ONU sobre o conflito na Geórgia após a realizada esta madrugada em Nova York por solicitação russa.

A Rússia acusa Tbilisi de ter iniciado uma ofensiva contra a região separatista aliada de Moscou, enquanto o Governo georgiano assegura que se limitou a responder às agressões das autoridades da Ossétia do Sul.

O presidente da Geórgia, Mikhail Saakashvili, assegurou hoje que as Forças Armadas controlam quase a totalidade da região separatista e denunciou que aviões russos bombardearam o território georgiano.

Já o presidente russo, Dmitri Medvedev, afirmou hoje que não permitirá a "morte impune" de cidadãos russos e advertiu que os culpados serão castigados. EFE jju/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG