Conselho de Guardiães faz apelo por participação eleitoral no Irã

Teerã, 25 mar (EFE).- O secretário-geral do Conselho de Guardiães, Ahmad Jannati, pediu hoje aos iranianos para que participem das eleições presidenciais do dia 12 de junho para garantir um futuro brilhante ao país diante dos desafios que se aproximam.

EFE |

O conselho tem como missão zelar para que todas as decisões governamentais estejam de acordo com as normas da República Islâmica e é o responsável por aprovar as candidaturas, entre outras atribuições.

Em declarações divulgadas pela imprensa local, o aiatolá Jannati ressaltou que este é o processo eleitoral "mais delicado e crucial que já houve no Irã" diante da perspectiva da crise mundial e das tentativas de aproximação por parte dos Estados Unidos.

Até o momento, só o ex-primeiro-ministro Mir Hussein Moussavi e o ex-presidente do Parlamento iraniano Mehdi Karrubi, ambos reformistas, anunciaram publicamente querer concorrer à Presidência.

Entre os conservadores, tudo indica que o atual presidente, Mahmoud Ahmadinejad, tentará a reeleição, embora fontes próximas ao chefe de Estado digam que ele poderia concorrer como independente.

Hoje, vários representantes do setor mais tradicionalista asseguraram que os conservadores dizem estar "muito próximos" de anunciar um candidato de consenso.

O parlamentar conservador Parviz Sorouri, membro da maioria parlamentar, prevê que a citada candidatura de consenso pode ser anunciada no próximo dia 20.

"A unanimidade entre os conservadores cresce dia a dia. Estão sendo obrigados a adotar uma posição caso não queiram que os votos se dispersem", afirma Sorouri, citado pela agência "Mehr".

As eleições presidenciais iranianas começarão a tomar forma a partir do dia 8 de maio, data limite para a apresentação oficial de candidaturas.

Depois disso, o Conselho de Guardiães decidirá quais candidatos podem fazer campanha eleitoral, que começa oficialmente no dia 22 de maio. EFE jm/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG