Conheça alguns fatos importantes sobre as Farc

Uma equipe médica francesa chegou na quinta-feira à Colômbia, na tentativa de cuidar de Ingrid Betancourt, cidadã franco-colombiana refém das Farc. Acredita-se que ela esteja muito doente depois de seis anos em poder da guerrilha. Confira alguns fatos sobre as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), o maior grupo rebelde do país e a mais antiga insurgência de esquerda da América Latina, que mantém centenas de reféns para obter resgate ou projeção política.

Reuters |

* As Farc se estabeleceram nos anos 1960 como um exército camponês inspirado pelo comunismo. Seu objetivo era lutar pela reforma agrária e reduzir o abismo entre ricos e pobres no país andino.

* Classificadas pelos Estados Unidos e pela União Européia como uma organização terrorista, as Farc estão sendo duramente combatidas pela campanha de segurança do presidente Álvaro Uribe, apoiada pelos EUA, que deram à Colômbia 5,5 bilhões de dólares em ajuda militar nos últimos sete anos.

* Autoridades colombianas e norte-americanas dizem que as Farc utilizam o tráfico multimilionário de cocaína para financiar suas operações. O conflito, que já dura 40 anos, se transformou em uma luta por terras produtoras de drogas, envolvendo as Farc, paramilitares de direita e outras gangues narcotraficantes.

* As Farc ainda detêm algumas áreas rurais, onde plantam coca, a matéria-prima da cocaína. O grupo também mantém seus reféns em acampamentos secretos na selva. Entre os capturados, está Betancourt, sequestrada durante sua campanha presidencial em 2002, e três empreiteiros norte-americanos sequestrados em 2003.

* A violência diminuiu e a economia cresceu nas áreas urbanas do centro, norte e noroeste do país, mas as Farc ainda são podererosas nas regiões de selva do sul, onde a presença do Estado é fraca.

* Dois comandantes das Farc foram mortos em março, dando um duro golpe no grupo. Um deles foi Raúl Reyes, porta-voz e negociador da libertação de reféns. Ele foi morto pelas forças armadas colombianas em um acampamento no Equador, perto da fronteira. A operação desencadeou uma crise diplomática na região.

(Reportagem de Patrick Markey)

    Leia tudo sobre: farc

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG