Congresso dos EUA debaterá amanhã temas conflituosos

Washington, 16 nov (EFE).- O Congresso dos Estados Unidos debaterá amanhã temas como um novo pacote de estímulo à economia, o socorro financeiro às montadoras de automóveis e a escolha de seus novos dirigentes.

EFE |

A 110ª Legislatura lidará com assuntos conflituosos sabendo que o presidente dos EUA, George W. Bush, ainda pode vetar leis, mas que o panorama político no Capitólio mudará a partir de janeiro, quando os democratas terão maioria ampliada no Congresso e Barack Obama estiver na Casa Branca.

A presidente da Câmara de Representantes, Nancy Pelosi, prometeu que os democratas proporão um programa de estímulo econômico quando os EUA derem sinais de contração econômica e aumento do desemprego.

Um dilema que pode colocar o presidente eleito em dificuldades com os democratas no Congresso, ou estes com os sindicatos, é a idéia de um socorro financeiro para as montadoras General Motors, Ford e Chrysler.

Os sindicatos, que gastaram US$ 80 milhões em apoio às campanhas que ampliaram a maioria democrata no Congresso e elegeram Obama para a Casa Branca, buscam a proteção dos empregos de seus filiados.

Outra fonte de revoltas no Congresso é a gestão do socorro de US$ 700 bilhões que os parlamentares aprovaram no final de setembro, quando o Governo de Bush disse que os EUA e o mundo estavam à beira do colapso da economia.

O Congresso aprovou a outorga dos fundos em duas cotas e impôs o requisito de um relatório de auditoria antes de liberar a segunda parte do auxílio.

Além dos assuntos econômicos, os parlamentares, tanto da Câmara quanto do Senado, começarão a seleção dos futuros dirigentes das comissões e subcomissões no Congresso.

Em meio a toda essa ação legislativa, e enquanto os mercados aguardam indícios do curso a ser tomado pelo Governo de Obama, o presidente eleito deverá escolher os futuros membros de seu Gabinete, que deverão ser sabatinados pelo Senado. EFE jab/wr/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG