Congresso dos EUA aprova lei para deduzir de impostos doações ao Haiti

Washington - O Congresso dos EUA enviou ao presidente Barack Obama uma lei que permitirá aos americanos deduzir de suas declarações de impostos de 2009 as doações feitas para os esforços humanitários no Haiti.

iG São Paulo |

  • Saiba quem são os brasileiros mortos no Haiti
  • O Senado aprovou hoje de forma unânime a medida, um dia depois que a Câmara de Representantes tinha feito o mesmo, e agora o texto passa pelo presidente para ser oficializado.

    O Congresso fez um esforço similar em 2005 após o tsunami que desolou o sudeste da Ásia.

    As autoridades permitirão a dedução de qualquer doação que seja feita até o próximo dia 1º de março. O prazo para declarar os impostos ao Serviço de Rendas Internas (IRS, na sigla em inglês) é o dia 15 de abril.

    Pelo IRS, os contribuintes podem deduzir doações até 50% de sua receita salarial bruta.

    Só a Cruz Vermelha dos EUA arrecadou mais de US$ 25 milhões, de um total de US$ 137 milhões que os americanos doaram para o Haiti.

    O terremoto de 7 graus na escala Richter aconteceu às 19h53 (Brasília) do dia 12 e teve epicentro a 15 quilômetros da capital haitiana, Porto Príncipe. Segundo declarações à Agência Efe, o primeiro-ministro do Haiti, Jean Max Bellerive, acredita que o número de mortos superará 100 mil.

    O Exército brasileiro informou que 18 militares do país que participavam da Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (Minustah) morreram em consequência do terremoto.

    Entre os civis - além da médica Zilda Arns, fundadora e coordenadora da Pastoral da Criança, e de Luiz Carlos da Costa, o segundo civil mais importante na hierarquia da ONU no Haiti -, foi informado que outra mulher também morreu no tremor, aumentando para 21 o número total de vítimas brasileiras.

    *Com informações da Efe*

    Veja também:

    Leia mais sobre terremoto

      Leia tudo sobre: haititerremototerremoto no haiti

      Notícias Relacionadas


        Mais destaques

        Destaques da home iG