Congresso do Fatah elege seus órgãos de gestão

Belém (Cisjordânia), 9 ago (EFE).- O Congresso do Fatah começou no início da tarde de hoje, na cidade cisjordaniana de Belém, a votação para escolher seus principais órgãos de gestão, por cujos postos competem a velha-guarda e a nova geração de líderes do partido.

EFE |

Cerca de 2,35 mil delegados do Fatah escolherão hoje os 18 membros que formarão o Comitê Central e os 80 que comporão o Conselho Revolucionário, que faz as vezes de Parlamento interno do partido.

A votação começou às 15h (10h de Brasília) no instituto Terra Santa de Belém, e está previsto que o fechamento das urnas ocorra à 1h (20h de Brasília), informaram à Agência Efe fontes do Fatah.

Um total de 96 candidatos compete para fazer parte do Comitê Central, principal órgão de gestão do partido, enquanto 617 aspirantes buscam uma vaga no Conselho Revolucionário do Fatah.

Dois pesos pesados, o ex-primeiro-ministro e atual chefe da equipe de negociação palestina, Ahmed Qorei, e o antigo "homem forte" em Gaza Mohammed Dahlan, disputam o controle dos órgãos de decisão.

Após escolhidos ambos, deverão submeter as agendas e recomendações à aprovação dos 18 comitês que fazem parte no congresso, o primeiro que o Fatah realiza nas últimas duas décadas e o primeiro que acontece em território palestino.

Espera-se que o congresso, que deveria ter terminado na quinta-feira passada, mas foi ampliado por três dias, devido aos fortes desacordos internos, termine amanhã.

Uma das primeiras tarefas do Comitê Central e do Conselho Revolucionário será a ampliação para 22 e 125 membros, respectivamente, para o que o primeiro terá que escolher quatro novos membros e o segundo, 45.

Segundo fontes do Fatah informaram à Efe, cinco membros do atual Comitê Central renunciaram à candidatura para permitir entrar "novos rostos" no organismo, seguindo as instruções do presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, reeleito ontem para a Presidência do movimento. EFE sar-nm-aca/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG