Congresso colombiano adia votação sobre plebiscito para reeleição

Bogotá, 13 mai (EFE).- O Senado colombiano adiou hoje para a próxima terça-feira a votação da Lei do Plebiscito, que se for aprovada convocará uma consulta popular sobre a possibilidade de uma segunda reeleição do presidente Álvaro Uribe no pleito de 2010.

EFE |

O presidente do Congresso, Hernán Andrade, disse que a votação foi adiada porque havia várias intervenções de oradores pendentes no Senado.

No entanto, embora a sessão tenha começado com bom quorum, o que indicava que a votação para aprovar o plebiscito estava garantida, com o passar do tempo, a coalizão de Uribe se deu conta de que não alcançaria o número de votos necessários.

Um dos motivos para isso foi o não comparecimento de quatro parlamentares aliados do Governo, o que atrapalhou as contas dos partidários do presidente.

Para aprovar a Lei do Plebiscito no Senado, são necessários 52 votos ou a maioria dos 102 senadores que integram essa Câmara.

A sessão para a votação da iniciativa foi convocada para o dia 19 de maio, a partir do meio-dia local (14h de Brasília), informou um assessor de imprensa do Senado. EFE ocm/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG