Congresso americano marca para próxima segunda sessão sobre caso Madoff

Washington, 29 dez (EFE).- A Comissão de Serviços Financeiros da Câmara de Representantes dos Estados Unidos fará uma audiência na próxima segunda-feira sobre o esquema de fraude de US$ 50 bilhões montado pelo megainvestidor Bernard Madoff.

EFE |

Foi o que disse hoje o legislador democrata Paul Kanjorski, que lidera uma subcomissão que vigia os mercados capitais e que pretende desvendar o golpe dado pelo gestor de investimentos.

A audiência de 5 de janeiro contribuirá para a elaboração, em 2009, da maior reforma na legislação financeira desde a década de 30, disse Kanjorski.

"Estas audiências nos ajudarão a determinar se a Comissão de Valores Mobiliários (a SEC, na sigla em inglês) teve ou não os recursos necessários para realizar seu trabalho (de fiscalização), como foi possível semelhante fraude ter demorado tanto a ser detectada e, a partir daí, quais garantias novas teremos que dar para proteger os investidores", disse o legislador da Pensilvânia em um comunicado.

A SEC, que está investigando o caso Madoff, também está passando por uma devassa do Congresso americano por não ter detectado a tempo o suposto negócio fraudulento iniciado há vários anos.

Kanjorski, que presidirá a audiência da próxima segunda-feira, reclamou de a fraude cometida por Madoff ter debilitado ainda mais a já combalida confiança dos investidores. EFE mp/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG