Congresso americano aprova aumento de ajuda econômica a Israel para 2009

O Congresso dos Estados Unidos aprovou nesta sexta-feira um aumento de 170 milhões de dólares para 2009 na ajuda que o país dá a Israel para a área de segurança, dentro do pacote econômico para o Estado judaico de 30 bilhões de dólares ao longo de 10 anos.

AFP |

O dinheiro para Israel faz parte de um projeto de lei - adotado na noite de quinta-feira pelo Senado americano - que prevê um orçamento de 162 bilhões de dólares para as guerras no Iraque e Afeganistão. A legislação foi aprovada pelo Senado por 92 votos a 6.

O lobby israelense Aipac (American Israel Public Affairs Commitee) recebeu de maneira positiva a votação do Congresso para aumentar a ajuda destinada a Israel para 2,55 bilhões de dólares para o ano fiscal de 2009, valor superior aos 2,38 bilhões liberados este ano.

"A ajuda este ano têm grande significado para os interesses da segurança americana, num momento em que Estados Unidos e Israel enfrentam novos desafios com a tentativa do Irã de adquirir armas nucleares, assim como a crescente influência das forças radicais anti-Ocidente no sul de Israel, em Gaza, e no norte, na fronteira com o Líbano", comentou a Aipac em um comunicado.

lt/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG