Congresso americano adota resolução de apoio a Israel

O Congresso dos Estados Unidos adotou nesta sexta-feira, por unanimidade, uma resolução de apoio a Israel, que destaca o direito do Estado hebreu de se defender dos ataques de foguetes do Hamas, mas pede um cessar-fogo na Faixa de Gaza.

AFP |

"Hoje reafirmamos que Israel, como todo país, tem o direito de se defender quando é atacado", declarou a presidente da Câmara de Representantes, Nancy Pelosi.

"O lançamento de foguetes e disparos de morteiro de Gaza têm aumentado em frequência e intensidade, o que constitui uma ameaça inaceitável, que Israel tem a responsabilidade de responder.

A resolução da Câmara de Representantes convoca o Hamas a cessar os disparos de foguetes e de morteiro contra Israel, a reconhecer o direito de existência de Israel, a renunciar à violência e a desmantelar, de maneira verificável, suas infra-estruturas "terroristas".

O texto também pede que os civis sejam poupados do conflito e manifesta suas condolências às vítimas inocentes, palestinas e israelenses.

A resolução insiste na urgência de se entregar ajuda humanitária em Gaza, mas destaca que deve ser "implementada de forma responsável".

Na quinta-feira, o Senado americano adotou uma resolução quase idêntica.

col/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG