Congressistas pedem que Bush dê fundos à Califórnia para conter incêndios

Washington, 18 nov (EFE) - Líderes democratas e republicanos da Califórnia no Congresso dos Estados Unidos pediram hoje ao presidente George W. Bush que apóie a solicitação do estado de fundos federais de emergência para responder aos incêndios dos últimos seis dias.

EFE |

Em carta enviada a Bush, 41 membros do grupo formado pelos congressistas californianos pediram ajuda pelos incêndios nos condados de Santa Bárbara, Los Angeles, Orange, San Bernardino e Riverside, todos ao sul do estado.

"Embora as condições tenham melhorado, os corajosos homens e mulheres que combatem estes incêndios no sul da Califórnia continuam enfrentando altas temperaturas" e ventos imprevisíveis, advertiram os legisladores.

Uma declaração de zona de desastre por parte do Governo federal "fornecerá os recursos federais essenciais necessários não só para salvar vidas, lares e trabalhos dos californianos, mas também para ajudar as pessoas a se recuperar e a reconstruir quando se extingam finalmente estes incêndios", afirma.

Os incêndios, espalhados em três frentes, destruíram, em seis dias, mais de 800 imóveis, obrigaram à evacuação de mais de 30 mil pessoas e deixaram 11 feridos.

A situação vivida no fim de semana obrigou o governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, a declarar o estado de emergência nas áreas mais afetadas pelo fogo para poder ter acesso a fundos de ajuda federais. EFE mp/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG