franco e aberto diálogo com Raúl Castro - Mundo - iG" /

Congressistas dos EUA classificam de franco e aberto diálogo com Raúl Castro

Seis congressistas dos Estados Unidos classificaram nesta terça-feira de franco e muito aberto o diálogo de quatro horas e meia com o presidente cubano, Raúl Castro, que, segundo eles, vê no final do embargo e na normalização das relações um benefício para ambos os países.

AFP |

"Foi uma reunião muito boa e muito franca, houve uma abertura muito grande e conversamos a respeito de uma ampla gama de temas. Estamos todos convencidos que o presidente Castro vê que a normalização das relações e o fim do embargo beneficiará ambos os países", disse em uma entrevista coletiva à imprensa Barbara Lee.

Durante a reunião, realizada na tarde de segunda-feira, foram abordados "diversos temas correspondentes às relações Estados Unidos-Cuba" e "sobre por que é importante manter um diálogo sem condições prévias", acrescentou Lee, líder do grupo que conclui nesta terça-feira sua visita de cinco dias à ilha.

"Consideramos que todos os temas podem ser discutidos em um diálogo aberto e franco com base no respeito mútuo e na soberania", "no comércio, nos intercâmbios culturais, educativos e científicos", disse Lee.

Durante a reunião, a primeira que preside desde que assumiu o comando há dois anos e meio no lugar de seu irmão Fidel, Raúl Castro expressou aos congressistas sua disposição em dialogar com o governo do presidente Barack Obama com "igualdade" e "respeito", segundo um comunicado oficial.

"Foram abordados diversos temas, com ênfase na possível futura evolução das relações bilaterais e nos vínculos econômicos, depois da chegada ao poder de um novo governo norte-americano", ressaltou a nota.

O próprio Fidel Castro afirmou valorizar o gesto do grupo de congressistas americanos, segundo artigo publicado nesta terça-feira.

"Eles são testemunhas excepcionais do respeito com que se sempre se recebe os americanos que visitam nossa Pátria", afirma o líder histórico cubano.

rd/cn/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG