Congelamento da colonização é tema da visita de Abbas a Washington

O líder palestino Mahmmud Abbas afirmou nesta segunda-feira a intenção de discutir com o presidente americano, Barak Obama, a recusa israelense de congelar as atividades de colonização, em sua próxima visita a Washington.

AFP |

"É um dos principais assuntos que estou levando a Washington", declarou Abbas, em visita a Ottawa antes de seu encontro previsto com o presidente Obama no dia 28 de maio em Washington.

"Estamos sabendo da posição de Netanyahu e não tenho a intenção de discutir este assunto sensível através da mídia", acrescentou o presidente da Autoridade Palestina, em uma breve entrevista à imprensa ao lado do chefe da diplomacia canadense Lawrence Cannon.

Netanyahu afirmou domingo que seu governo pretende dar continuidade ao aumento das colônias existentes na Cisjordânia, mas não tem intenção de abrir outras. Semana passada, Obama pediu o fim da colonização, na presença de Netanyahu, durante o primeiro encontro entre os dois desde que chegaram ao poder.

Abbas se manifestou otimista sobre as chances de retomar o processo de paz no Oriente Médio.

"Acredito que temos uma boa oportunidade de avançar e de chegarmos a uma paz global na região", disse. "Não precisamos reinventar o caminho", continuou, reafirmando que a saída está no "fim da ocupação israelense iniciada em 1967 e o estabelecimento de um Estado palestino que conviveria lado a lado com o Estado israelense, em paz e segurança".

ps/lm/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG