Confrontos marcam Dia do Trabalho na Alemanha

Berlim, 1º mai (EFE).- Os distúrbios protagonizados por radicais de esquerda e arruaceiros, assim como os bloqueios a várias passeatas de neonazistas, dominaram o Dia do Trabalho na Alemanha, em dia de pouca mobilização dos sindicatos.

EFE |

Nas cidades de Berlim, Mainz, Ulm e Hamburgo, milhares de manifestantes de esquerda impediram os protestos convocados pelo ultradireitista Partido Nacional Democrático Alemão (NPD).

Na capital alemã, centenas de jovens ocuparam as plataformas de estação do metrô e outros acessos à central do NPD, onde o presidente do partido, Udo Voigt, pretendia falar.

Um poderoso contingente policial agiu com rigor para impedir que os manifestantes de esquerda chegassem até a sede do partido ultradireitista.

Cenas similares ocorreram em Mainz, onde centenas de jovens ocuparam acessos e plataformas de estação do trem, e também em Ulm, onde diversas organizações se unir para fazer frente à extrema-direita.

Tanto em Berlim, quanto em Mainz, menos de 200 neonazistas conseguiram chegar aos locais de suas convocações.

Ontem à noite, houve duros confrontos em Berlim e em Hamburgo entre agentes antidistúrbios e centenas de radicais de esquerda, misturados a arruaceiros.

Segundo dados policiais, 48 agentes ficaram feridos e 57 manifestantes foram detidos em Berlim.

Os incidentes ocorrem por volta da 0h local, quando cerca de 200 pessoas lançaram garrafas e paralelepípedos contra os policiais, além de atear fogo a vários contêineres de lixo.

Já a Confederação de Sindicatos Alemães (DGB, em alemão) reuniu sete mil trabalhadores em seu comício central, em Bremen, onde o presidente da organização, Michael Sommer, pediu uma rápida reforma do sistema financeiro, chamado por ele de "capitalismo de cassino".

A estimativa é de que quase 400 mil pessoas tenham participado dos 40 atos convocados em toda a Alemanha, frente às 530 mil do ano anterior. EFE gc-jcb/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG