Confrontos entre manifestantes e forças de segurança matam 3 na Caxemira

Nova Délhi, 25 ago (EFE).- Três pessoas morreram hoje e dezenas ficaram feridas em confrontos entre manifestantes da Caxemira e as forças de segurança indianas, que detiveram três líderes separatistas para impedir a manifestação convocada na capital da Caxemira indiana, Srinagar.

EFE |

Segundo uma fonte oficial citada pela agência "PTI", uma pessoa morreu e outra ficou ferida quando os agentes dispararam contra um grupo de manifestantes muçulmanos que os atiravam pedras, na área de Narbal, nos arredores de Srinagar.

Na região de Pulwama, também perto da capital, outro jovem morreu e quatro pessoas ficaram feridas em confrontos entre a Polícia e os manifestantes.

Uma adolescente de 18 anos faleceu devido a disparos dos agentes no distrito de Kupwara, em um tiroteio que as autoridades estão investigando, segundo a fonte.

Na área de Hajan, quatro membros das forças de segurança sofreram ferimentos depois de receberem tiros de manifestantes, após os quais os agentes abriram fogo e feriram outras 15 pessoas.

As forças da ordem detiveram hoje o líder da Frente de Libertação de Jammu e Caxemira (JKLF), Yassin Malik, que apesar de estar em prisão domiciliar, saiu de sua residência em Srinagar esta manhã, junto com 50 seguidores, para realizar um protesto na cidade.

"Detivemos Malik, e seus seguidores se dispersaram após sua detenção", disse uma fonte policial à agência "Ians".

Os dois líderes da Conferência Hurriyat, Syed Ali Shah Geelani e Umer Farouk, também foram presos durante a madrugada passada, decisão tomada neste domingo em reunião presidida pelo governador da Caxemira indiana, N.N. Vohra.

As autoridades impuseram toque de recolher em toda a região, detiveram vários líderes e decretaram a prisão domiciliar de Malik, Guilani e Farouk, o que não impediu que uma pessoa morresse e 50 ficassem feridas em distúrbios entre manifestantes e forças de segurança. EFE amp/fh/gs

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG