Confronto mata pelo menos 15 separatistas islâmicos nas Filipinas

Zamboanga (Filipinas), 13 nov (EFE).- Pelo menos 15 integrantes da Frente Moura de Libertação Islâmica (FMLI) morreram durante combates com tropas do Exército filipino na ilha de Mindanao, ao sul do país, indicaram hoje fontes militares.

EFE |

Os combates, segundo assinalou em entrevista coletiva o porta-voz do comando militar, tenente-coronel Julieto Ando, aconteceram ontem, depois de guerrilheiros do FMLI atirarem contra um quartel na localidade de Pigkawayan.

Este confronto se seguiu ao que os dois bandos tiveram anteontem em duas aldeias da província de Lanao do Norte, também em Mindanao, e no qual dez membros do FMLI morreram e outros 15 ficaram feridos.

O Exército recebeu ordem de aumentar as operações contra o FMLI em agosto, depois de grupos do FMLI atacarem várias aldeias de Mindanao com população cristã em represália pelo último fracasso do processo de paz com o Governo.

A onda de violência deixou mais de 300 vítimas mortais, a maioria civis, e cerca de 500 mil refugiados desde que a Corte Suprema primeiro suspendeu e mais tarde anulou um memorando de entendimento entre as partes para conseguir a paz.

A Organização para a Conferência Islâmica (OCI) pediu hoje ao Governo das Filipinas e ao FMLI que ponham fim às hostilidades no sul do país, e retomem a negociações.

O secretário-geral da OCI, o turco Ekmeleddin Ihsanoglu, precisou em comunicado que a atual onda de violência "reforça elementos indisciplinados que querem abortar o processo (de paz) e alimenta o radicalismo".

Fundado em 1984, o FMLI é a maior organização separatista das Filipinas com mais de 12 mil integrantes que lutam por um Estado islâmico independente no sul do país, dominado por sultanatos malaios.

Quase quatro décadas de conflito étnico, religioso e tribal já fizeram milhares de mortos e cerca de 2 milhões de refugiados em uma das áreas mais pobres do arquipélago. EFE rp/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG