Confronto entre polícia e manifestantes marca eleição na Caxemira

Nova Délhi, 17 nov (EFE).- A Polícia indiana enfrentou hoje um grupo de manifestantes que protestavam, na cidade de Bandipora, contra as eleições regionais na parte indiana da Caxemira, onde hoje acontece a primeira fase das eleições.

EFE |

"Um pequeno grupo de manifestantes veio para convencer os eleitores a votarem em quem eles querem. Soubemos do acontecido e dispersamos os manifestantes", disse à agência "Ians" o superintendente de Polícia de Bandipora, Sheikh Junaid.

A Polícia deteve dois manifestantes, mas a população pediu sua libertação, o que criou cenas de tensão, segundo a "Ians".

Além disso, um porta-voz de uma associação de pessoas desaparecidas disse à Agência Efe que a Polícia deteve, "por razões desconhecidas", o presidente da organização, Pervez Imroz, que fora a Bandipora para "supervisionar" o processo eleitoral.

"Foi detido em Bandipora diante da imprensa. Não estava participando dos protestos. Havíamos enviado 50 voluntários para observar o processo eleitoral", disse à Efe por telefone um porta-voz da organização.

Cerca de 600 mil moradores da Caxemira devem ir às urnas para a primeira fase da eleição para escolher seu novo Governo regional na parte indiana do território, embora os independentistas tenham pedido um boicote à votação.

Os colégios abriram suas portas às 8h (0h30, pelo horário de Brasília) em dez dos 87 distritos eleitorais, dentro do previsto nesta primeira fase.

As outras seis fases serão realizadas entre os dias 23 de novembro e 24 de dezembro, e a apuração, em 28 de dezembro.

Encravada no Himalaia, a Caxemira é uma região cuja soberania é compartilhada por Índia, Paquistão e China, e foi objeto de várias guerras desde a independência e partilha do subcontinente indiano, em 1947.

O fato de as três potências disporem de arma nuclear levou o ex-presidente americano Bill Clinton a assegurar que a área era o lugar "mais perigoso" da terra. EFE daa/fh/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG