Confronto em penitenciária mexicana deixa 19 mortos

Um confronto em uma penitenciária do estado mexicano de Durango (norte), com armas de fogo e até granadas, deixou 19 mortos e 26 feridos na noite de sexta-feira, anunciaram as autoridades neste sábado.

AFP |

"Participaram internos de vários grupos antagônicos utilizando armas de fogo e armas cortantes. Os agentes localizaram até uma granada de fragmentação, que teve que ser detonada no local", informa um comunicado da Secretária de Segurança Pública de Durango (SSP).

Os 19 réus mortos já foram identificados pelas autoridades na madrugada deste sábado.

Mais de 300 oficiais da Polícia Federal Preventiva (PFP), do Exército e agentes estaduais e municipais foram mobilizados para restaurar a ordem.

O secretário de Segurança Pública de Durango, Jorge Torres, descreveu a penitenciária como uma "bomba-relógio", já que o local abriga presos que cometeram crimes comuns e outros de fórum federal, principalmente relacionados ao narcotráfico.

Durango integra o 'Triângulo Dourado', ao lado dos estados de Sinaloa e Chihuahua, uma das regiões do México que são alvos de uma operação federal antidrogas com mais de 36.000 militares, que tem como objetivo de conter a violência entre os cartéis.

Leia mais sobre México

    Leia tudo sobre: confrontomorteméxico

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG