Conflito deixa ao menos 30 mortos no sul do Sudão

CARTUM - Pelo menos 30 pessoas foram mortas no sul do Sudão, no remoto Estado de Warrap, em um aparente ressurgimento de conflitos éticos na região, informou um membro do governo nesta terça-feira.

Reuters |

O ataque contra o clã Awan, da etnia Dinka, ocorrido no domingo, é o último episódio de violência na região, que já pode ter deixado mais de mil mortos neste ano e ameaça o frágil acordo de paz firmado em 2005 entre o Norte e o Sul do Sudão.

"Ainda não confirmamos o número de feridos, mas 30 pessoas foram mortas", disse à Reuters James Kueth, encarregado pela equipe de emergência da entidade governamental Comissão de Assistência e Reabilitação do Sul do Sudão.

Muitas cabanas foram incendiadas durante o ataque ao povoado de Tonj East, no Estado de Warrap, e todos os mortos eram Awan, afirmou Kueth.

Os agressores eram do clã Luac Jang, da etnia Dinka - o maior grupo étnico do sul do país - que, segundo Kueth, estão há anos em conflito com os Awan, que envolve recíprocos roubos de gado seguidos de represálias. Uma equipe da Organização das Nações Unidas (ONU) deve visitar a região na quarta-feira para apurar o número de feridos e desabrigados.

Há 22 anos o Sudão está imerso em uma guerra entre Norte e Sul, alimentada por questões étnicas e políticas, que promoveu forte armamento de comunidades da região.

Disputas intertribais e entre os clãs são comuns durante os períodos de seca na região sul, mas o número de mortos não atingia níveis tão elevados desde a guerra civil. No início do mês, 185 pessoas, a maioria mulheres e crianças, foram mortas porte da cidade de Akobo, no Estado de Jonglei.

Para o presidente do Sul do Sudão, Salva Kiir, o nível de violência tem aumentado como parte de uma tentativa de desacreditar a capacidade do governo local de manter a estabilidade até o plebiscito de 2011, que decidirá sobre a autonomia da região.

Leia mais sobre Sudão

    Leia tudo sobre: atentadoonusudão

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG