Argentina, Brasil e Colômbia pedem diálogo amplo e franco na Bolívia http://ultimosegundo.ig.com.br/bbc/2008/05/05/apos_derrota_em_referendo_morales_pede_dialogo_1298821.html target=_topApós derrota em referendo, Morales pede diálogo http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/05/05/governo_boliviano_diz_que_autonomia_e_inaplicavel_1297716.html target=_topGoverno boliviano diz que autonomia é inaplicável" / Argentina, Brasil e Colômbia pedem diálogo amplo e franco na Bolívia http://ultimosegundo.ig.com.br/bbc/2008/05/05/apos_derrota_em_referendo_morales_pede_dialogo_1298821.html target=_topApós derrota em referendo, Morales pede diálogo http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/05/05/governo_boliviano_diz_que_autonomia_e_inaplicavel_1297716.html target=_topGoverno boliviano diz que autonomia é inaplicável" /

Conflito boliviano se agravará caso se aplique a autonomia, diz representante

SANTA CRUZ - Os conflitos internos em Santa Cruz se agravarão se os líderes opositores desse departamento boliviano tentarem aplicar o estatuto autônomo submetido este domingo a referendo, disse hoje Gabriela Montaño, a representante do presidente Evo Morales nessa região. http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/05/05/argentina_brasil_e_colombia_pedem_dialogo_amplo_e_franco_na_bolivia_1298866.htmlArgentina, Brasil e Colômbia pedem diálogo amplo e franco na Bolívia http://ultimosegundo.ig.com.br/bbc/2008/05/05/apos_derrota_em_referendo_morales_pede_dialogo_1298821.html target=_topApós derrota em referendo, Morales pede diálogo http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/05/05/governo_boliviano_diz_que_autonomia_e_inaplicavel_1297716.html target=_topGoverno boliviano diz que autonomia é inaplicável

EFE |

              Clique na imagem e veja o infográfico sobre o referendo

"Os conflitos não vão se agravar com o governo, vão se agravar dentro do departamento de Santa Cruz", afirmou Montaño em um encontro com jornalistas estrangeiros, um dia depois do referendo autônomo da região oriental de Santa Cruz.

De acordo com a representante presidencial, o referendo autonomista mostra uma profunda divisão não só em toda a Bolívia, mas dentro do mesmo departamento de Santa Cruz.

"Prova-se neste processo que a polarização não está entre oriente e ocidente (...), mas que existe uma profunda polarização no interior do departamento de Santa Cruz", destacou.

"O povo apóia as autonomias, mas não a forma como foram realizadas", opinou antes de destacar que "é absolutamente impossível que se aplique em Santa Cruz o estatuto recentemente aprovado no referendo".

Montaño observou ainda que a abstenção no referendo autonomista representa "um triunfo" para o líder.

"Se os senhores observam a abstenção, se tivéssemos que qualificar de triunfo ou de fracasso, para o presidente é um triunfo", indicou.

Embora Montaño tenha reconhecido que nessa consulta "não era a gestão do governo que estava sendo avaliada", fez uma leitura positiva dos "altos níveis de abstenção", que foi promovida pelo próprio Morales.

Referendo em Santa Cruz

Santa Cruz, a região mais rica e povoada do país, realizou no domingo passado, em meio a alguns focos de violência em regiões governistas, um referendo para ratificar seu estatuto de autonomia, considerado ilegal pelo governo.

Os primeiros dados da Corte Departamental Eleitoral (CDE), com um terço das mesas apuradas, situam a participação em mais de 64% do censo, com 84% de votos pelo "sim".

"Se os resultados fossem mostrados de maneira transparentes, a abstenção superaria amplamente os 50% nas zonas rurais e na cidade os 40%", disse Montaño antes de dizer que não acredita na apuração da CDE.

Segundo Montaño, se "um diálogo real" não for instaurado entre o governo e a oposição "há uma altíssima probabilidade de confronto no país".

O próprio Evo Morales qualificou de "fracasso" a consulta de Santa Cruz e convocou todos os governadores regionais a dialogar sobre uma autonomia "verdadeira" emoldurada em seu projeto de nova Constituição.

Leia mais sobre: Bolívia

    Leia tudo sobre: boliviabolíviaevo morales

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG