Confirmada tripulação principal da próxima missão à ISS

Moscou, 10 set (EFE).- As tripulações principal e suplente da próxima missão à Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês) estão capacitadas para viajar, anunciou hoje a comissão encarregada de avaliar os cosmonautas.

EFE |

Assim, em 30 de setembro, às 11h17 de Moscou (4h17 de Brasília), partirão para a plataforma orbital o russo Maxim Surayev, seu colega da Nasa (agência espacial americana) Jeff Williams e o turista espacial canadense Guy Laliberté, fundador do Cirque du Soleil, integrantes da tripulação principal.

O grupo suplente é formado pelo russo Aleksandr Skvortsov, a americana Shannon Walker e a turista espacial americana Barbara Barrett, esposa do ex-presidente do conselho da Intel Craig Barrett, informaram as agências russas.

As equipes superaram ontem com sucesso os dois dias de exames no simulador terrestre do segmento russo da ISS e da nave pilotada Soyuz TMA, no Centro de Treinamento de Cosmonautas Yuri Gagarin, situado nos arredores de Moscou.

Surayev, que viaja pela primeira vez ao espaço, e Williams, para quem este será o terceiro voo de sua carreira e o segundo à ISS, permanecerão meio ano na plataforma orbital como integrantes da 21ª expedição.

Laliberté, que, segundo dados de alguns meios de comunicação, pagou cerca de US$ 50 milhões pela viagem, permanecerá 12 dias no espaço com o objetivo de chamar a atenção sobre os problemas dos recursos da água. EFE egw/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG