Confirmada ligação entre aquecimento global e fortes precipitações

Climatologistas americanos e britânicos confirmaram a ligação existente entre o aquecimento global e o aumento das fortes precipitações comparando modelos informatizados e observações por satélite, segundo um estudo publicado nesta quinta-feira.

AFP |

O aumento das chuvas de forte intensidade se revelou, inclusive, muito maior que as previsões dos modelos informatizados, destacaram os autores do estudo publicado pela revista americana Science.

Para entender como as precipitações respondiam ao aquecimento global, os cientistas estudaram as mudanças naturais ligadas à corrente marinha El Niño no sul do Pacífico, que utilizaram como laboratório para verificar suas hipóteses.

Baseando-se em 20 anos de observações realizadas por satélites, estes cientistas descobriram uma ligação muito clara entre a intensidade extrema das chuvas tropicais e a temperatura da água, com a freqüência de fortes precipitações aumentando durante os períodos de calor e diminuindo durante os períodos mais frios.

"Uma atmosfera mais quente contém uma umidade maior, o que aumenta a intensidade das trombas-d'água", explicou Brian Soden, professor de climatologia na Universidade de Miami (sudeste dos EUA), um dos autores do estudo.

"A comparação dos dados recolhidos por satélite com os resultados dos modelos climáticos informatizados permite entender melhor como as precipitações respondem ao aquecimento global", acrescentou Richard Allen, da Universidade de Reading, na Grã-Bretanha, que também participou da elaboração do estudo.

js/yw/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG