Conferência sobre o Afeganistão: a Casa Branca espera a presença do Irã

A Casa Branca comunicou nesta quinta-feira o desejo de ver o Irã aceitar o convite para participar de uma conferência internacional sobre o Afeganistão, assim como seus vizinhos e, que se apresentasse com soluções e ideias construtivas.

AFP |

A informação foi dada pelo porta-voz Robert Gibbs.

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, havia proposto nesta quinta-feira em Bruxelas a realização de uma conferência ministerial internacional sobre o Afeganistão, no dia 31 de março, para a qual seriam convidados o Afeganistão, seu vizinho paquistanês, os aliados da Otan, além de outros parceiros da força internacional (Isaf) que compreende um total de 41 países, assim como outros atores regionais importantes. "Se essa reunião acontecer, me parece lógico que o Irã seja convidado enquanto país vizinho do Afeganistão," disse.

"Pode-se esperar que o Irã seja convidado por sua situação de vizinho e esperamos, se eles quiserem vir, que tragam soluções e ideias construtivas de cooperação com a comunidade internacional para responder aos desafios" representados pelo Afeganistão, disse o porta-voz de Obama em Washington.

Os Estados Unidos e o Irã não mantêm oficialmente relações diplomáticas desde 1980.

lal/cel/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG