Conferência de doadores para Mianmar no domingo

Uma conferência de doadores para Mianmar será organizada no próximo domingo em Yangun, com a mediação da ONU e da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), anunciou o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.

AFP |

"A conferência tratará essencialmente das necessidades das pessoas afetadas pelo ciclone (Nargis) e buscará obter o apoio da comunidade internacional para responder às necessidades mais urgentes, assim como os esforços de reconstrução a longo prazo", afirma o comunicado conjunto da ONU e da Asean.

"Os organizadores pedem à comunidade internacional que se mostre à altura da situação e traduza sua solidariedade e simpatia em compromissos concretos para ajudar o povo de Mianmar a sair desta tragédia e reconstruir seu futuro".

O texto acrescenta que a comunidade internacional está convidada a participar na conferência a nível ministerial.

Ban deve visitar esta semana Mianmar para pedir à junta militar que governa o país a permitir a entrada de mais ajuda internacional.

A junta militar birmanesa decretou três dias de luto nacional - de terça a quinta-feira -, 17 dias depois da passagem do ciclone Nargis, que causou pelo menos 133.000 vítimas entre mortos e desaparecidos, anunciou a televisão estatal.

hc/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG