Conferência de Ciências nos EUA discute clima e o futuro da Terra

A mudança climática e suas consequências, as origens e o futuro da Terra são alguns dos temas da conferência da Associação Americana para a Promoção da Ciência (AAAS) que será inaugurada na quinta-feira, em Chicago.

AFP |

De 6.000 a 8.000 participantes de 50 países são esperados neste fórum anual, considerado o mais importante do mundo, que abrange todas as disciplinas e tem como missão sensibilizar o público e os pesquisadores sobre as grandes questões científicas e da socieade.

Para o presidente da AAAS, James McCarthy, professor de biologia marinha da Universidade de Harvard (Massachusetts), o tema dominante da conferência será "Nosso planeta e sua vida: origens e futuro".

O aquecimento climático e suas consequências e os meios de combate e de adaptação ocuparão um lugar de destaque durante os quatro dias (12 a 16 de fevereiro) de conferência.

O ex-vice-presidente americano Al Gore, prêmio Nobel da Paz, deve pronunciar um discurso na sexta-feira.

Mais de 150 simpósios científicos e 36 confências estão programadas.

Os pesquisadores do Instituto Max Planck da Alemanha apresentarão uma videoconferênia sobre os mais recentes resultados de seus trabalhos sobre o sequenciamento do genoma do homem de Neandertal.

Outros cientistas discutirão suas pesquisas sobre o papel das mulheres dentro da evolução e da seleção natural.

Uma apresentação também será consagrada ao biólogo Charles Darwin pela ocasião dos 200 anos de seu nascimento, em 12 de fevereiro, e a evolução da "moralidade humana".

Também será discutida a exploração das nuvens interestelares e a formação das estrelas e dos planetas onde se encontram as moléculas da origem da vida.

Um simpósio se concetrará na origem e evolução dos exoplanetas (exteriores ao nosso Sistema Solar), depois da descoberta de mais de 300 do tipo desde 1995.

Na medicina, os pesquisadores apresentarão trabalhos sobre biologia sintética, visando à formação de micróbios capazes de produzir medicamentos.

Além disso, serão discutidas pesquisas sobre as capacidades cognitivas de certos animais, como pombos, coelhos e macacos.

Na controversa questão do 'homem versus a máquina', será organizada uma disputa entre um computador e um campeão do jogo de go, um combate cerebral extremamente complexo, que nenhuma máquina conseguiu vencer até hoje.

js/cn/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG