Condoleezza Rice viaja este fim de semana para a Índia

WASHIGTON - A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, viajará amanhã para a Índia após o Senado dar o sinal verde definitivo para um acordo de cooperação nuclear com este país que permitirá o envio de material atômico para a nação asiática.

EFE |

O porta-voz do Departamento de Estado, Sean McCormack, fez o anúncio oficial da visita de Rice hoje e disse que a secretária viajará também para o Cazaquistão.

O anúncio da viagem de Rice acontece após o Senado aprovar ontem por 86 votos a 13 o acordo de cooperação nuclear com a Índia que encerra uma proibição em vigor durante as últimas três décadas e abre o mercado indiano de material nuclear para as companhias americanas.

A câmara baixa ratificou o acordo no último sábado por 298 votos a 117.

Em declaração escrita, o presidente Bush elogiou na última quarta a decisão do Senado de aprovar este projeto de lei que, afirmou que "fortalecerá os esforços globais contra a proliferação nuclear, protegerá o meio ambiente, criará empregos e ajudará a Índia a responder a suas necessidades energéticas de forma responsável".

Durante o mês passado, Rice intensificou seus contatos para conseguir com que o Congresso aprove este Acordo e se espera que o presidente Bush haja rapidamente para sua assinatura.

Os EUA impuseram as restrições originais porque Índia não assinou o Tratado de Não-Proliferação Nuclear e fabricou bombas atômicas.

A viagem de Rice acontecerá entre 3 e 5 de outubro.

Leia mais sobre acordo de cooperação nuclear

    Leia tudo sobre: índia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG