muito preocupante - Mundo - iG" /

Condoleeza Rice diz que prisão de ativista chinês é muito preocupante

Budapeste, 3 abr (EFE).- A condenação a três anos e meio de prisão do ativista dos direitos humanos chinês Hu Jia, por subversão, é algo profundamente preocupante, afirmou hoje a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice.

EFE |

Em declarações à imprensa em Bucareste, onde acompanha o presidente George W. Bush, Rice afirmou que a condenação "não é boa nem para os direitos humanos e nem para o Estado de Direito, e também não é boa para a China".

Os Estados Unidos, segundo Rice, pretendem retomar o diálogo sobre direitos humanos com a China que inclua "que tipo de coisas que são consideradas delitos na China não o seriam em nenhuma outra parte".

A secretária de Estado descartou, no entanto, um boicote aos Jogos Olímpicos que serão realizados em Pequim no mês de agosto, já que se trata de um acontecimento esportivo.

A sentença contra o dissidente Hu em Pequim, que também inclui a privação de seus direitos políticos por um ano, acontece no momento em que ainda não terminaram as críticas internacionais e os apelos ao boicote aos Jogos Olímpicos após os protestos no Tibete em meados de março.

Hu, "um pai desempregado", segundo a sentença, citada parcialmente pela agência estatal "Xinhua", "difamou o sistema político e social chinês e instigou a subversão contra o Estado, o que é um crime, de acordo com a lei chinesa".

Várias entrevistas concedidas pelo ativista à imprensa estrangeira, assim como artigos em sites, foram usados para acusá-lo de um crime que é aplicado, com freqüência, a dissidentes e presos políticos na China. EFE mv/mac/fb

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG