Uma série de eventos especiais ocorrerá neste domingo nos Estados Unidos antes da cerimônia de posse do 44º presidente americano, Barack Obama.

O concerto de boas vindas será realizado no monumento Lincoln Memorial em Washington, com a participação de U2, Bruce Springsteen e Stevie Wonder. São aguardas 500 mil pessoas para este evento.

Além deles, também devem participar Beyonce, Usher, Sheryl Crow, entre outros. Todos receberam pedidos para cantar músicas mais apropriadas para a ocasião, incluindo A Change Is Gonna Come, de Sam Cooke.

Além das bandas e cantores, também participam do concerto a atriz e cantora Queen Latifah e os atores Jamie Foxx e Denzel Washington, lendo textos históricos.


Milhares de pessoas vão às ruas para ver Obama / AP

Na manhã deste domingo, Obama já participou de uma cerimônia. O presidente eleito foi ao Cemitério Nacional de Arlington onde, junto com o vice, Joe Biden, depositou uma coroa de flores no Túmulo do Soldado Desconhecido, em Arlington, Virgínia.

Segurança

Uma operação de segurança sem precedentes está ocorrendo em Washington, parte dos preparativos para a posse de Obama na terça-feira.

As autoridades esperam que o público na terça-feira seja de 2 milhões de pessoas. Cerca de 240 mil ingressos foram distribuídos para a cerimônia no Capitólio.

Para os que ficaram sem ingresso, toda a extensão do National Mall, cerca de 3,2 quilômetros entre o Capitólio e o Lincoln Memorial, será aberto ao público pela primeira vez.

Na segunda-feira, o feriado de Martin Luther King, Obama, Biden e suas famílias participarão de atividades que visam encorajar cidadãos a ajudarem suas comunidades, em Washington.

No sábado, Obama refez a viagem de 220 quilômetros do ex-presidente Abraham Lincoln, no século 19, partindo de trem de Filadélfia e chegando a Washington no sábado à noite.


Obama e Biden acenam para multidão / AP

Leia também:

Leia mais sobre Barack Obama

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.