Comunidade internacional fará nova proposta ao Irã

Londres, 2 mai (EFE) - Os cinco membros do Conselho de Segurança da ONU mais a Alemanha farão uma nova proposta ao Irã para que suspenda seu polêmico programa de enriquecimento nuclear.

EFE |

A oferta foi anunciada hoje em Londres pelo ministro de Assuntos Exteriores britânico, David Miliband, após uma reunião com seus colegas da Alemanha, França, Estados Unidos, Rússia e China.

Miliband, que se limitou a ler um comunicado escrito em conjunto, disse que os detalhes da oferta serão transmitidos ao governo de Teerã, mas não seriam divulgados ao público.

"Acreditamos que (os iranianos) reconheçam a seriedade e sinceridade com a qual abordamos o tema e esperamos que respondam oportunamente às nossas sugestões", disse o chefe da diplomacia britânica.

Segundo Miliband, esta nova proposta se baseia na oferta feita ao Irã em 2006, e tenta mostrar ao governo do país os benefícios que podem ser obtidos se cooperar com a comunidade internacional.

O político trabalhista afirmou, além disso, que todos os membros do grupo estão comprometidos com a via dupla escolhida para negociar com o Irã: por um lado, a oferta de cooperação, e por outro, a ameaça de sanções ao regime de Teerã caso se negue a colaborar.

"Estamos todos convencidos de que a ameaça representada pelo programa de enriquecimento para a estabilidade internacional é muito grave, e é preciso abordá-la de modo direto", acrescentou Miliband.

O Irã afirma que seu programa nuclear é exclusivamente para fins civis e é destinado à geração de eletricidade, mas os Estados Unidos e seus aliados suspeitam que o objetivo principal do regime iraniano seja desenvolver armas nucleares. EFE jr/iw/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG