firme mensagem a Pyongyang, diz Obama - Mundo - iG" /

Comunidade internacional enviará firme mensagem a Pyongyang, diz Obama

Praga, 5 abr (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse hoje que colaborará com a comunidade internacional para enviar uma firme mensagem à Coreia do Norte, que lançou o que parece ser um míssil de longo alcance.

EFE |

Em reunião bilateral com o presidente da Comissão Europeia (órgão executivo da União Europeia), José Manuel Durão Barroso, Obama disse que a iniciativa norte-coreana "cria instabilidade em sua região e no mundo todo", Após reiterar que a medida tinha sido "provocadora", afirmou que a Coreia do Norte tem o caminho aberto para "se reintegrar na comunidade internacional e sair de seu isolamento", mas "este não é o caminho que estão tomando, por enquanto".

Obama se encontra em Praga para participar de uma cúpula com a União Europeia, e depois se reunirá com o presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, e com representantes poloneses, antes de viajar à Turquia, onde concluirá sua viagem de oito dias pela Europa.

Em comunicado prévio distribuído pela Casa Branca, Obama tinha denunciado que, "com este ato provocador, a Coreia do Norte fez pouco caso de suas obrigações internacionais, rejeitou as chamadas à calma e se isolou ainda mais da comunidade internacional".

A Coreia do Norte lançou hoje um foguete de longo alcance às 11h30 (23h30 de Brasília de ontem), que sobrevoou o Japão sem causar danos e cuja primeira fase caiu no mar, informou o Governo japonês.

EFE mv/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG