Comunidade brasileira nos EUA evoluiu e se espalha, diz sociólogo

A comunidade brasileira radicada nos Estados Unidos passou por um processo de evolução que permitiu que ela se espalhe pelo país, de acordo com um sociólogo americano. Franklin Goza, professor da Universidade Bowling Green, do Estado de Ohio, lecionou no Brasil e fez pesquisas sobre o fenômeno da imigração brasileira nos Estados Unidos.

BBC Brasil |

"Agora, a população brasileiro-americana já está estabelecida nos Estados Unidos", explicou Goza.

"Eles falam inglês, eles são familiarizados com a sociedade americana. Chegamos a um ponto em que eles se tornaram uma massa crítica. Por isso as pessoas não têm mais que ficar apenas em um lugar."
Segundo o professor, os brasileiros já criaram bases em praticamente todos os 50 Estados americanos.

"No começo, quando as pessoas vêm, elas gostam de ficar só em um lugar, porque encontram proteção no grande número. O grupo protege todos os membros", disse.

"Agora, eles vão para onde eles acham que podem ganhar dinheiro. Estão se tornando capitalistas e estão indo onde há oportunidades."
Seattle
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, de 1,3 milhão a 1,5 milhão de brasileiros vivem nos Estados Unidos, sendo 450 mil ilegais.

Tradicionalmente, esses imigrantes se concentram nas regiões dos Estados de Massachusetts, Nova York e Flórida.

Mas uma viagem por outros Estados não tradicionalmente associados à imigração brasileira confirma a percepção de Franklin Goza.

Marcello, um imigrante brasileiro que vive em situação ilegal na região da cidade de Seattle, no Estado de Washington, residiu antes no Estado da Geórgia, mas optou por se fixar no extremo noroeste do país em busca de melhores oportunidades.

Segundo ele, o Estado também oferece certas vantagens para os imigrantes que alguns outros Estados não proporcionam, como a possibilidade de tirar carteira de habilitação - algo essencial em algumas cidades do país.

"A comunidade brasileira é crescente na região de Seattle. Alguns vêm tirar carteira de motorista, gostam e decidem vir para cá", disse ele.

Denver
No Colorado, a comunidade brasileira também aparentemente cresceu nos últimos anos.

O Consulado do Brasil em Houston (Texas), que acumula responsabilidade sobre os brasileiros no Colorado, atendeu cerca de 230 brasileiros num consulado itinerante que visitou o Estado nos dia 7 e 8 de março.

Sandra Marino Meyer, moradora da região de Denver que atua informalmente como ajudante do consulado no Estado, estima que até cinco mil brasileiros possam estar morando no Colorado.

Outra brasileira residente na região de Denver, Fátima Prado, diz que notou nos últimos tempos uma mudança de perfil dos brasileiros que estão chegando.

"Tem aparecido gente de outros Estados. Por exemplo, a Flórida. A Flórida é um lugar que tem milhares de brasileiros. Isto aqui é uma formiguinha perto da Flórida, e tem vindo gente de lá para cá."

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG