Raúl Reyes vincula senadora Córdoba com as Farc - Mundo - iG" /

Computador de Raúl Reyes vincula senadora Córdoba com as Farc

Bogotá, 24 abr (EFE).- A senadora colombiana Piedad Córdoba aparece como uma suposta aliada das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) em um computador que pertencia a Raúl Reyes, então segundo homem na hierarquia da guerrilha quando foi assassinado em 1º de março em uma operação militar em solo equatoriano, informaram hoje meios de comunicação locais.

EFE |

De acordo com as mensagens eletrônicas armazenadas no computador do guerrilheiro, a congressista, que aparece como "Teodora", mantém contatos com as Farc desde 2003, disseram a "Rádio Caracol" e o site do jornal "El Tiempo", que citaram fontes oficiais.

Os dois veículos acrescentaram que Córdoba, que intermediava com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, a libertação de um grupo de reféns das Farc, era uma das 12 pessoas encarregadas de promover uma estratégia para a guerrilha.

De acordo com as fontes, no mesmo computador, Reyes menciona que Córdoba chegou a comentar com ele que Chávez entregou a parlamentar uma ajuda equivalente a US$ 50.000 para obras sociais na região do Chocó, uma das mais pobres da Colômbia.

Diante dessa doação, o rebelde propôs às Farc dar à congressista uma soma duas vezes maior, acrescentaram as fontes.

A sala penal da Corte Suprema de Justiça (CSJ) do Peru já pediu ao Ministério da Defesa que envie toda as informações contidas no computador para avaliar a abertura de investigações. EFE gta/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG