vai bem - Mundo - iG" /

Comissário para paz diz que desmobilização na Colômbia vai bem

Madri, 20 abr (EFE).- O alto comissário para a Paz da Colômbia, Frank Pearl, disse hoje em Madri que o processo de desmobilização e reintegração de paramilitares no país avança e vai bem, mas não se pode cantar vitória, e previu décadas para conseguir a reparação das vítimas.

EFE |

Pearl participou hoje na Casa da América de Madri de um debate organizado pelo Centro Internacional de Toledo para a Paz (CITpax), no qual foram analisadas as conquistas e os desafios do processo de desmobilização dos paramilitares e a aplicação de Justiça e Paz, lei promovida pelo presidente, Álvaro Uribe.

Pearl afirmou que o Justiça e Paz, marco legal da desmobilização das Autodefesas Unidas da Colômbia (AUC), pretende fornecer um "enfoque integral com ênfase na verdade e na reparação das vítimas", um processo de "longo alcance".

O alto comissário introduziu no debate a extradição aos Estados Unidos dos 14 principais chefes paramilitares que se desmobilizaram no processo de paz entre 2002 e 2006 para que respondam por narcotráfico e outros crimes.

Apesar dessas extradições, "o processo na Colômbia continua, em coordenação com a justiça americana", com o objetivo de "saber a verdade do que aconteceu", ressaltou.

"Achamos que a extradição favorece que se conheça a verdade", disse o alto comissário, que assegurou que, se os acordos com os Estados Unidos funcionarem, "as vítimas estarão mais bem servidas".

EFE bal/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG