Comissário da UE viaja a Nairóbi para cúpula sobre conflito na RDC

Bruxelas, 6 nov (EFE).- O comissário de Desenvolvimento e Ajuda Humanitária da União Européia (UE), o belga Louis Michel, participará amanhã da cúpula sobre o conflito no leste da República Democrática do Congo (RDC), realizada em Nairóbi.

EFE |

"Espero que esta cúpula sirva para concretizar a iniciativa que propus na semana passada, de acordo com a República Democrática do Congo (RDC) e Ruanda, por causa da minha visita a Kinshasa e Kigali", disse o comissário.

Michel convidou então o Governo da RDC e os rebeldes do Congresso Nacional para a Defesa do Povo (CNDP) a negociar uma saída pacífica para o conflito, através da via diplomática.

Segundo Michel, o principal objetivo desta conferência será estabelecer um mapa do caminho para a paz na região.

O texto deverá refletir um "enfoque comum diante da ameaça para a paz e a estabilidade representada pelos grupos armados estrangeiros e nacionais na RDC".

O comissário espera também que a reunião permita facilitar o diálogo político direto entre as autoridades congolesas e os rebeldes.

Os guerrilheiros tutsis iniciaram na semana passada uma ofensiva no leste da RDC que provocou a fuga de mais de 200 mil pessoas na província de Kivu Norte, e com isso aumenta para cerca de 1 milhão o número de deslocados na província.

Segundo cálculos de organizações internacionais, as contínuas ações violentas no Congo desde 1998 causaram a morte de quase 5,5 milhões de pessoas. EFE mrn/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG