progressos em diálogo sobre direitos humanos com China - Mundo - iG" /

Comissão Europeia vê progressos em diálogo sobre direitos humanos com China

Bruxelas, 6 jul (EFE).- O presidente da Comissão Europeia (órgão executivo da União Europeia), José Manuel Durão Barroso, considerou hoje que houve progressos importantes no diálogo sobre direitos humanos com a China, através dos fóruns regulares nos quais os europeus expressam diferenças muito grandes às autoridades de Pequim.

EFE |

Barroso respondeu assim ao ser perguntado pela eficácia do diálogo neste campo com a China, cujas autoridades informaram hoje sobre a morte de 140 cidadãos de etnia uigur em enfrentamentos com as forças de segurança.

"Não podemos substituir as autoridades chinesas no que se refere a assumir a responsabilidade delas quanto ao respeito aos direitos humanos", disse o chefe do Executivo comunitário.

Afirmou que é previsível que mantenha algum contato com o presidente da China, Hu Jintao, durante a próxima cúpula do Grupo dos Oito (G8, os sete países mais desenvolvidos e a Rússia) na Itália, "como sempre que estamos na China ou em outros encontros internacionais".

No entanto, Barroso não precisou se aproveitaria o encontro para falar do massacre.

Sobre a "eficácia" do diálogo com a China, disse que "há uma evolução", e lembrou seus tempos de ministro de Assuntos Exteriores português, nos anos 80, quando as autoridades do país asiático "se negavam categoricamente" a debater sobre direitos humanos.

"Pouco a pouco, houve progressos importantes, é preciso reconhecer isso. Há um diálogo regular entre a União Europeia e a China em grupos de contato e fóruns onde não perdemos nenhuma oportunidade para expressar nossas diferenças", disse. EFE met/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG