gradual e crescente com Cuba - Mundo - iG" /

Comissão Europeia ressalta compromisso gradual e crescente com Cuba

Bruxelas, 14 abr (EFE).- A Comissão Europeia (órgão executivo da União Europeia) lembrou hoje seu compromisso gradual e crescente com Cuba, principalmente no último ano, ao se referir à decisão dos Estados Unidos de permitir que os cubano-americanos visitem seus parentes sem limite de tempo ou frequência, e de suspender as restrições ao envio de pacotes e remessas humanitárias.

EFE |

"Todos nós conhecemos muito bem as diferenças que existiram nas relações bilaterais da União Europeia e dos EUA em relação a Cuba", ressaltou o porta-voz de Ajuda Humanitária europeu, John Clancy, perguntado pela notícia divulgada ontem em Washington.

O porta-voz disse que a "finalidade última" das políticas europeias sobre Cuba é "ajudar a melhorar a vida dos cubanos".

Em junho do ano passado, a União Europeia (UE) decidiu eliminar as sanções diplomáticas que impôs à ilha em 2003, como reação às penas de até 28 anos de prisão impostas a 75 dissidentes, o que representou o desbloqueio das relações e abriu um processo de normalização gradual.

Em outubro, Cuba e UE abriram um "diálogo político" baseado no "respeito mútuo" e, naquele mesmo mês, foi restabelecida a cooperação suspensa em 2003 por decisão da ilha.

O Governo cubano assistirá, em maio, a uma reunião de ministros de Exteriores da UE em Bruxelas, dentro desse diálogo político. EFE met/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG