anunciar que a Rússia reconhece a independência das regiões separatistas georgianas da Ossétia do Sul e da Abkházia." / anunciar que a Rússia reconhece a independência das regiões separatistas georgianas da Ossétia do Sul e da Abkházia." /

Comissão Européia reitera seu apoio à integridade territorial da Geórgia

BRUXELAS - A Comissão Européia (CE, órgão executivo da União Européia) reiterou hoje seu apoio à integridade territorial da Geórgia, pouco antes de o presidente russo, Dmitri Medvedev, http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/08/26/russia_reconhece_independencia_da_ossetia_do_sul_e_da_abkhazia_1598591.html target=_topanunciar que a Rússia reconhece a independência das regiões separatistas georgianas da Ossétia do Sul e da Abkházia.

EFE |

"Todas as resoluções prévias do Conselho de Segurança da ONU apoiaram a integridade territorial e a plena soberania da Geórgia.

Esta foi e continua sendo nossa posição", afirmou Peter Power, porta-voz do órgão executivo da União Européia (UE), durante uma entrevista coletiva.

O porta-voz também considerou que a resolução aprovada ontem pelas duas câmaras do Parlamento russo para que o presidente reconhecesse a independência das duas regiões separatistas "não tem efeito legal".

No entanto, poucos minutos depois dessa declaração, Medvedev anunciou em um discurso pela televisão que assinou os decretos de reconhecimento de independência.

Os chefes de Estado e de Governo da UE realizarão na segunda-feira uma cúpula extraordinária, em Bruxelas, para tratar a crise da Geórgia e o futuro de suas relações com a Rússia.

Leia mais sobre: Geórgia - Ossétia do Sul

    Leia tudo sobre: georgiageórgia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG