Comissão Européia pede cuidado no uso de antibióticos

Bruxelas, 18 nov (EFE).- A Comissão Européia organiza hoje o primeiro Dia Europeu de Conscientização sobre os Antibióticos, com o objetivo de estimular o uso responsável destes remédios entre os cidadãos comunitários.

EFE |

Com o lema "tome cuidado; não antibióticos", o evento pretende alertar sobre os riscos para a saúde derivados do uso indevido destes remédios.

Dentre estes perigos, destaca a resistência aos antibióticos que estão desenvolvendo alguns microorganismos, o que representa "um grande desafio para a saúde pública na União Européia".

Segundo algumas pesquisas citadas pela Comissão, a imunidade das bactérias aos antibióticos "está aumentando", embora diversos estudos realizados em nível nacional ainda reafirmem "importantes avanços" na efetividade deles.

No marco do Dia Europeu de Conscientização sobre os antibióticos, a CE divulga informação sobre como fazer um uso "responsável e apropriado" dos antibióticos, e se organizassem atividades relacionadas com o tema em 30 países europeus.

O Centro Europeu para a Prevenção e Controle das Doenças (ECDC, na sigla em inglês), com sede em Estocolmo, é a instituição encarregada de planejar os atos, em colaboração com profissionais da saúde e cientistas.

Em paralelo, o Executivo comunitário deve "colaborar estreitamente" com as autoridades competentes dos Estados-membros para controlar a resistência antibiótica, e promover um enfoque "inter-setorial" do problema, englobando os campos da medicina, da veterinária e da agricultura. EFE ahg/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG