Comissão Européia lança proposta formal de Associação Estratégica UE-México

A Comissão Européia adotou nesta terça-feira sua proposta oficial para estabelecer uma Associação Estratégica entre a União Européia e o México, um nível de relação que a UE só tem com potências como Estados Unidos, China, Rússia e Brasil.

AFP |

Apesar de as duas partes já terem dado seu acordo político a esta medida durante a V Cúpula UE-América Latina, celebrada em Lima, em maio passado, a decisão aprovada nesta terça-feira por Bruxelas significa o início do procedimento formal para concretizar este projeto.

Nesse sentido, a Comissão Européia deve apresentar esta proposta ao Conselho de Ministros da UE a ao Parlamento Europeu. Assim que a proposta for aprovada, o conteúdo da Associação Estratégica será discutido com o México.

Em efeito, a Associação Estratégica contribuirá para reforçar ainda mais as relações da UE e do México estabelecidas no Acordo de Associação assinado em 2000.

No âmbito político, a idéia é incentivar a discussão de temas como o "multilateralismo, a democracia, os direitos humanos, o Estado de Direito, o diálogo cultural, a América Latina, a integração regional e o Grupo do Rio", indicou Bruxelas.

Na área socioeconômica, os eixos serão "a política de desenvolvimento, o investimento e a responsabilidade social, os direitos de propriedade intelectual e inovação, a abertura de mercados, a política social, o trabalho digno e a proteção social, a migração e a pobreza".

mar/lm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG