Comissão Européia felicita Nelson Mandela por 90º aniversário

Bruxelas, 18 jul (EFE).- O presidente da Comissão Européia, José Manuel Durão Barroso, felicitou hoje o ex-presidente sul-africano e Prêmio Nobel da Paz Nelson Mandela por seu 90º aniversário, e disse se tratar de uma fonte de inspiração para gerações de sul-africanos e de cidadãos do mundo.

EFE |

Em comunicado, Barroso afirmou que Mandela "dedicou sua vida a defender os direitos fundamentais e a dignidade de todos os seres humanos, independentemente de sua origem étnica".

Em referência à vida do Prêmio Nobel da Paz de 1993, por sua luta contra o apartheid, o presidente da Comissão citou um provérbio africano, que diz que "até que o leão não tenha seu próprio narrador, o caçador terá sempre a melhor parte da história".

"Passou tempo demais até que o leão Nelson Mandela, preso e forçado ao silêncio, pudesse contar sua história e a história de sua gente", acrescentou Barroso.

O presidente da Comissão também lembrou o momento no qual conheceu pessoalmente Mandela na Namíbia, antes de sua eleição como presidente da África do Sul, e desejou ao ex-dirigente africano "que chegue aos 100 anos para celebrar uma grande festa". EFE ahg/gs

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG