Comissão Europeia considera que acordo do G20 superou expectativas

Londres, 2 abr (EFE).- O presidente da Comissão Europeia (órgão executivo da União Europeia), José Manuel Durão Barroso, afirmou hoje que o acordo alcançado pelo Grupo dos Vinte (G20, os países ricos e os principais emergentes), em Londres, foi muito mais ambicioso que o esperado para proteger o emprego e criar prosperidade.

EFE |

"A marca europeia está clara nas conclusões", ressaltou Barroso, ao final da reunião de chefes de Estado e de Governo do G20.

"O que conseguimos (hoje) não tem comparação na história econômica", disse o presidente da Comissão, que qualificou o acordo de "momento definitório" para a economia mundial.

O primeiro-ministro interino tcheco e presidente rotativo da União Europeia (UE), Mirek Topolanek, disse que o consenso conseguido pelo G20 para aumentar os recursos do Fundo Monetário Internacional (FMI) contribuirá para "criar mais confiança na economia".

Barroso também comemorou a resistência do grupo ao protecionismo e destacou sua "firme crença" em que as negociações da Rodada do Desenvolvimento de Doha para a liberalização do comércio mundial poderão ser concluídas "este ano". EFE pa/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG